terça-feira, 24 de novembro de 2009

O porquê do nome " Diário do Estrangeiro..."

O nome “Diário do Estrangeiro...” é sem duvidas uma homenagem ao escritor Albert Camus, que escreveu, em 1942, o livro L'étranger (O estrangeiro). Livro esse que retrata a história de Mersault, (um homem como qualquer outro) têm namoradas, gosta de ir à praia, trabalha. A sua única diferença está na sua consciência de que não pode mudar os rumos da vida. Conforma-se com isso, adapta-se às condições impostas pelas engrenagens do tempo e aproveita o que de bom lhe aparece. O resto, deixa acontecer. Para ele o prazer já basta. Deus, casamentos, funerais e julgamentos são meras invenções formais que distanciam o homem da crueza dos fatos. O vazio de sentimentos, crenças e ambições de Mersault, aos olhos da sociedade, são suficientes para lhe transformar num estrangeiro no lugar que viver.
Outra razão que me motivou para escolher esse nome para o blog foi a minha perca de identidade, pois a partir do momento que deixei o Ceará para vim morar na Paraíba, passei a ser um estrangeiro também. Perdi meu vinculo com o Ceará e ainda estou me adaptando ao modo Paraibano de ser.

Pronto, está explicado o nome “ Diário do Estrangeiro...”

2 comentários:

  1. foi boa estrangeiro!Mas eu ja sabia q tu era estrangeiro afinal tu é ARGENTINO!!
    kkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  2. Boa sacada o nome. Mas ainda não me emprestou o livro "O Anticristo" tô lembrada...

    ResponderExcluir